18 junho 2009

Coisas do ego

Gosto de falar sobre tudo.
Por mais ignorante que seja gosto de dar uma palavra, a minha palavra.
Defender ideias e não nos deixarmos levar por outra opiniões é coisa que valorizo bastante.

Como todos, corro sempre o risco de entrar no campo da demagogia e do falso moralismo. Falar é fácil, conversa de café é o que não falta por aí. Hoje em dia a "conversa de café" passou para a internet, passou a ser "conversa de blog". Muito se diz, muito se fala, muito se discute, pouco se faz. Eu enfio a carapuça.


Se há coisa que não gosto é certezas.
Quanto a certezas tenho uma: nasci e vou morrer. Cliché, eu sei.
Entre os dois é que está a piada disto.
Não me venham dizer como devo viver os entretantos, os espaços em branco, eu não faço isso. Tenho uma posição consciente em relação à minha ignorância sobre muita coisa. Não vou dar missa a ninguém, não estou a cima dos outros, nem me encontro abaixo.
A incerteza é a minha única certeza, sorte daqueles que conseguem lidar com isso.


Politica é reflexo do exercicio onanista de certezas.
"A minha certeza é melhor que a tua !", "A tua certeza não presta e cheira a cócó !".
Putos no recreio do Palácio de S. Bento a comparar tamanhos de pila.

Instituições religiosas, nem me falem. Dispenso arrogância. A dúvida é tão melhor, dá bem mais sentido a tudo.
A fome pela vida, com fome de certezas, é usada para mover multidões. Promessas de vida para lá da morte, 70 virgens no Céu ou 2 putas no Inferno fazem os carneirinhos tresmalhados portarem-se como lhes é dito que se têm de portar.
Alguém diz que isso é mau, e tem de ser
O Bem e o Mal sem o "Bal" ou o "Mem".
É o preto e branco, sem tons de cinzentos. E os tons do arco-iris ? Ninguém lhes dá crédito.


Não sei. Quero tentar saber. Quando o souber continuarei a não ter a certeza que o sei, é tão bom.
Assim estou aberto, assim respeito a diferença, assim tenho os meus valores sem os tentar impor.
Não quero ser ditador de mentalidades, não quero que o sejam. A liberdae individual é a maior dádiva que temos, se soubermos o que isso é. Eu não sei. Sei que respeito quem não é o que sou, façam isso comigo.. por favor.




Um dia hei-de construir um monomento às minhas ideias.. um dia.
Um dia há-de haver alguém que o entenda.. um dia.

Um dia serei eu e um dia.

Sem comentários: