01 junho 2009

Europeias

O circo está montado.
Arma-se a tenda, desta vez do tamanho de um continente.


Qual a importância que isto tem, poucos sabem.
Qual o papel que cada eurodeputado tem e de que maneira isso afecta o panorama nacional, poucos sabem.
Como podemos mudar o nosso país através num voto na Europa, poucos sabem.
Quais são candidatos e as suas ideias, poucos sabem.

A desinformação e o desinteresse pela politica não é novidade, na minha idade então é o pão nosso de cada dia. Felizmente, no meu grupo de amigos mais chegados, a grande maioria tem uma opinião formada em relação ao mundo em que vive, alguns até têm simpatia por partidos e um outro é militante (ganha juízo Filipe Pacheco).


Partidos politicos, apesar de toda a retórica, nunca me disseram grande coisa.
Tenho ideias próprias, com certeza que mais ninguém há-de concordar em tudo comigo, felizmente. Prezo isso bastante.
Não vejo sentido em votar em partidos, uma vez que, ao votar num aglomerado de ideologias, o voto perde individualidade e personalidade.

Deixamos de ser "nós", passam a ser "eles".
Deixamos de viver numa democracia (lato sensu; aquela que vai em direcção ao que o povo quer) e passamos a viver numa Partidocracia (termo ouvido por mim, pela primeira vez, da boca desse grande senhor de nome Manuel João Vieira; entre outras coisas, vocalista dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita e candidato à Presidência da República Portuguesa), onde os interesses partidários e guerras politicas se sobrepõem por completo aos interesses da população.
Ainda assim fiz um daqueles questionários, os chamados quiz, aqui.

Eis o resultado:




Fiquei surpreendido.
Primeiro porque não conhecia o Partido Humanista, muito menos as suas ideias, depois porque não estava a espera de ser tão "de esquerda", achei que era ali mais para o centro.
Fiquei também surpreendido com a posição em que o MMS aparece, se admitirmos que este teste é 100% fiável, mostra que a propaganda e a comunicação social podem fazer com que tenhamos uma ideia errada em relação a muita coisa, visto que, à partida, até simpatizei com o movimento.


Dia 7 lá estarei eu.
Voto em Branco para dentro da urna.

E é isto.
TA



Bom, ao menos o PNR apareceu bem lá em baixo; ainda assim, 32% de concordância com eles deixa-me assustado.
Em tom de brincadeira, espero não sonhar que estou no Marquês de Pombal, a boicotar cartazes dos Gato Fedorento, mostrando com orgulho a suastica tatuada no meu peito, enquato grito "White Pride World Wide", a fugir com medo de um sindicalista da CGTP que acabou de dar um soco ao Avô Cantigas (também conhecido por Gepetto ou Vital Moreira) que, depois do Benfica ter perdido, ainda vem com mais vontade de me bater :D

1 comentário:

Unknown disse...

Os 2 primeiro postos do teu quiz correspodem aos do meu. Também não sabia que o PH existia, mas em pesquisa soou-me a partido de egocêntricos narcisistas, a pôr o homem no centro de tudo. Como é que eu posso querer votar num partido que não pensa em girassóis e esse tipo de coisas fundamentais?! Os girassóis são importantes. Precisamos deles para fazer óleo, para fritar rissóis. E isto chega a ser contraditório porque um Homem gosta de rissóis e não está a pensar nisso.

Cá eu votei BE porque era o 1º da listan. E estou em crer que os bons resultados do bloco estão directamente relacionados com o facto de ter obrigado a gente cá de casa a votar BE.