20 janeiro 2009

As tardes da decadência


Que o horário da tarde em televisão portuguesa era triste e adequado para QI's inferiores a 20 pontos, já todos sabíamos. Agora o que eu não sabia era como podiam ser tão divertidos e ao mesmo tempo deixar.me triste e deprimido.

Os temas são variadíssimos, desde "O meu pai usava gravata com cores berrantes", até "Tenho 2 pêlos púbicos encravados", passando por "Perdi o meu animal doméstico e custou-me muito".. Enfim, temas de bastante interesse público e de uma enorme carga intelectual. (Aqui usou-se a ironia)

É o tipo de programa ideal para a minha avó, que está no outono da sua vida e precisa de algo para a entreter. Até aqui tudo bem, ainda bem que assim o é. É sinal que a minha querida avó ainda está conosco e não tem de andar preocupada com a sua vidinha, já teve bastante tempo para isso.
O que não está bem é a estupidificação que este tipo de programa provoca a quem o vê. As pessoas vêem isto, a pessoas ficam contentes, as pessoas não pedem mais.
Conformam-se com isto, embora sejam chamadas de estúpidas, fúteis e levianas, mesmo sem o saberem.

Faz tudo parte do sistema.

"As Tardes da Júlia", o "Toca a Ganhar", "O Primeiro Jornal", o "Benfica vs Sporting" e todos esses programas que servem para entreter sem educar e exigir uma consciência critica a quem os vê. Isto não leva a lado nenhum, servem para entreter o "povinho" (e digo isto sem qualquer desprimor pelo dito "povinho") enquanto são fodidos à força toda pelo sistema e por aqueles que têm poder e fazem o que bem lhes apetece. Tudo isto enquanto o povo assiste e nada faz porque, no fim de contas, tem algo que o entretem e o faz sentir bem em relação à sua vida e posição que ocupa no mundo.

A televisão, que poderia ser um óptimo veículo para a educação e formação critica da população mundial, é usada pelo próprio sistema (sistema esse que ela deveria ajudar a por no sítio) para controlar essa população. O sistema controla-a mesmo sem precisar de intrevir tão directamente como seria de pensar.
E porquê ? Porque não se pede mais. Toda a gente se conforma com o nível a que está e não se pede mais, o sistema fica contente porque assim a grande maioria da populaçao anda entretida e não exige mais daqueles que, em teoria, deveriam reprensetar os seus interesses.
Em vez disso temos uns quantos no poder (e não estou a falar em Governos, esses são uma pequena parte do poder) que fazem o que querem à descarada, coisas que toda a gente com 2 palmos de testa e uma consciência crítica consegue ver. E está aí o problema, a consciência crítica...

Dois palmos de testa toda a gente tem.
Capacidade de descortinar o que está por detrás de cada acontecimento politico e social, nem todos.

E por isso mesmo, para este discurso todo não se tornar hipócritca, exijo, neste meu espaço, uma formação de mentalidade critica em todas as escolas !
Calem-se com as revindicações do costume, aquelas tretas infantis e rídiculas da "educação sexual" e "fim dos exames nacionais" que só fazem os alunos do ensino secundário ficarem mal vistos.
Vamos pedir uma Formação Cívica em condições. A disciplina até existe e tudo !
Vamos pedir para que vos seja dada em condições.

Porque, e agora vou distorcer um bocado as palavras do JFK, não podemos esperar que o poder faça tudo por nós, temos de ser nós a tentar fazer algo para que o poder que, numa verdadeira democracia, temos, se transforme em algo que existe realmente.

E perguntem sempre, sempre, o "Porquê ?" de tudo.

TA

1 comentário:

Tiago Pereira disse...

Épa apanhaste um tema bom para falr ate, mas foi tao mal aproveitado.
Para começar as pessoas nao ficam estupidas por ver televisao, sao estupidas ja por o fazerem
Ai e tal a televisao nao é um bom meio de aprendizagem ou que quer que seja q tenhas dito, o tanas é q n é, ve.se mesmo que isto sao palavras por alguem limitado aos seus 4canais
O problema nunca é nao existir uma coisa, é nao saber procurar. O que é bom nunca esta ao de cima
Isto de as pessoas ser manipuladas e ficarem estupidas e bla bla bla, tudo tretas! Alguem que ve este tipo de programas ja nao possui grande tipo de intelectuo, nao veio da televisao ja veio de antes e so é manipulado se assim se deixar ser.
Em relaÇao ao ultimo paragrafo, nem tenho comentarios por conter tanta estupidez junta, ja vi textos feitos por simios muito melhor construidos que este.
Este blog em geral parecia.me ser algo interessente assim de repente, dpois abri o olhos :\
Isto parece tudo dum moÇo qualqer com um inteligencia mediana/baixa que se tenta esconder atras de uma vocabulario mais ou menos.
Mas pronto, o que conta é dar a opiniao nao importa se faz sentido ou nao. Ai e tal vou.me informar ou ate pensar sobre este tema.. Naaaa, mt trabalho vou do dizer um monte de cenas aleatorias sobre determinadas cenas